Resenha: Para todos os garotos que já amei, de Jenny Han.



Essa estória tem algo de especial, não sei ao certo especificar o quê. Talvez seja o clima de ensino médio, onde tudo parece ser o fim do mundo, mas não é; ou as paixões que achamos que vão durar a vida toda e quando menos percebemos, acabam. Ou pode ser até mesmo como tudo foi escrito, tão real e inocente que chega a doer. Ao ler, a cada página, eu entendia Lara Jean, porque tudo aquilo parecia ser de uma realidade tão próxima, algo que pode realmente acontecer com você ou alguém conhecido. Acho que é por isso que sempre amei livros e filmes adolescentes, sempre parece algo muito possível de acontecer ou algo daquilo, realmente já aconteceu. Histórias adolescentes aquecem meu coração, porque no geral, elas acabam com um final feliz. E acho importante histórias que envolvam adolescentes, seja qual for o problema tratado, é sempre importante fazer com que eles se sintam abraçados, de alguma forma.



Com Para todos os garotos que já amei, voltei a época da escola, onde minha preocupação era chegar na hora e fazer a lição de casa. É sempre aconchegante voltar a um mundo parecido com o seu e livros adolescentes me fazem sentir em casa.
Lara Jean é uma garota comum, estuda muito e é dedicada; É também uma garota caseira e não curte muito festas. Ela vive com seu pai e suas duas irmãs, Kitty e Margot e as irmãs Song são inseparáveis, até o momento que a irmão mais velha, Margot, decide fazer faculdade na Escócia.

Lara é uma adolescente intensa, que se apaixonou algumas vezes e que para se livrar desse amor, escreveu cartas de despedidas relatando todo aquele sentimento sufocante, e ao fim da carta, ela já não sente tudo aquilo. Ou porque nunca sentiu de verdade, ou porque a escrita a ajuda a entender e se livrar dos sentimentos.
A adolescente teve cinco grandes amores, talvez não grandes, mas que a marcaram de alguma forma. Logo no começo do livro, descobrimos que ela escreveu uma carta para os cinco caras que já amou e que essas cartas, de alguma forma, foram enviadas a seus remetentes.
A partir daí, o trama começa a se desenrolar.

Conhecemos Josh, o vizinho das irmãs Song e namorado de Margot, a irmã mais velha.
Mais para frente, conhecemos Peter, o típico garoto bonito e popular da escola, que as garotas babam e os garotos odeiam. 
Lara Jean se apaixonou por Josh, muito antes dele gostar de sua irmã, por isso ele também recebeu uma carta. Jean não sabe o que fazer, teme perder um amigo e dificultar as coisas com sua irmã, por conta disso, ela acaba se envolvendo em uma mentira com Peter, onde após beijá-lo na escola - e na frente de Josh-, inventa que estão namorando.
Acho muito interessante como a escritora criou esse relacionamento de Peter e Lara, é bem engraçado no começo, porque eles estão sempre fazendo piada e reclamando um do outro e com o tempo, a gente consegue perceber que tem algo de real no meio daquela mentira toda.

É difícil escolher entre Josh e Peter. Josh é o garoto modelo, bonito, educado, amigo e leal. Peter é Peter, bonito, engraçado e com o tempo começamos a ver o quando ele se importa com as pessoas e o quanto é fofo com Lara Jean. Sem contar as caronas que ele dá para Lara e Kitty, a irmã mais nova. O melhor desse relacionamento foi poder ver Kitty e Peter brincando ou ela xingando ele no carro quando descobriu do namoro da irmã, ou eles apenas brincando quase como irmãos.
É bonito, faz a gente se apegar em Peter de alguma forma. Eu torci muito para que Lara ficasse com Peter, porque eles eram incríveis juntos, não havia toda a superficialidade adolescente entre os dois e eles podiam falar sobre tudo. No final do livro, meu coração já era de Peter.

O livro também foca bastante na cultura coreana, que vem da parte materna de Lara Jean. Logo no começo do livro, descobrimos que sua mãe morreu há alguns anos e as irmãs decidiram fazer de tudo, para nunca preocupar o pai. Em alguns feriados que são relatos no livro, mostra que a família ainda é ligada na parte coreana e mantém como tradição usar as roupas típicas e visitar a avó materna.
Há muito o que gostaria de falar sobre esse livro, mas nenhuma palavra parecer ser boa o suficiente. É sim uma história sobre amor e adolescentes, mas tem um lado muito forte sobre o amor da família e principalmente, entre irmãs. É interessante ver tudo evoluindo e crescendo, é quase como ver alguém que você goste muito, se dando bem na vida. Lara Jean é uma personagem incrível e muito marcante, se tornou uma das minhas favoritas.


Para todos os garotos que já amei é uma trilogia, com todos os livros já publicados no Brasil. O segundo livro - "P.S: Ainda Amo Você" e o terceiro livro: "Agora e para sempre, Lara Jean".


Para conhecer ou comprar o primeiro livro: SKOOBSUBMARINOAMAZON





Postagens mais visitadas deste blog

[RESENHA] The Love Hypothesis de Ali Hazelwood