Resenha: Jogos Vorazes, Suzanne Collins.





Além disso, não é da minha natureza cair sem lutar,
mesmo quando as coisas parecem insuperáveis.”

Começamos o primeiro livro com o anúncio da 74ª edição dos Jogos Vorazes. A tradição dos Jogos vem da 1ª rebelião dos distritos, que iniciou-se com os 13 distritos de Panem rebelando-se contra a Capital, por conta da opressão do governo. Entretanto, a Capital venceu os 12 distritos e eliminou o 13º. A época então caracterizou-se como os “Dias Escuros”.

Os Jogos tratam de dar um lembrete anual do poder do Governo - a Capital - sob os distritos, fazendo com que a cada edição os jovens lutem até a morte; São escolhidos dois tributos de cada distrito  - um feminino e um masculino, entre 12 e 18 anos, - contabilizando 24 jovens, eles então vão para a Arena e somente um deles saí vivo.  

Com o início da edição nº 74 dos Jogos, conhecemos Katniss Everdeen e Peeta Melark, do Distrito 12. Peeta tem a infelicidade de ter seu nome sorteado dentre muitos outros e Katniss, se voluntaria aos Jogos quando o nome de sua irmã, Prim, é chamado.

Katniss foi forçada a se tornar adulta após a morte do pai, desde então faz de tudo para proteger a irmã e consequentemente a mãe. Foi então onde aprendeu a caçar, para não passarem fome e também a vender suas caças - no conhecido Prego, um centro de comércio clandestino dentro do Distrito 12, totalmente proibido, mas ainda sim necessário para os moradores.

Com a narrativa em 1ª pessoa vemos de perto quanta injustiça e desigualdade existe em Panem, de um lado muitos têm fartura de comida, roupas e afins e do outro, há muito escassez, e alguns - como Katniss - recorrem a atos ilegais para apenas sobreviver. 

Jogos Vorazes se tornou meu livro favorito não apenas pela escrita de Suzanne Collins ou
pelos personagens cativantes, mas também pela crítica social que é muito forte no livro.

Falando principalmente da desigualdade entre os distritos, que se torna explícito quando vemos os personagens saindo de onde vivem e chegando à Capital, por exemplo. É algo irracional de se imaginar e ainda mais o absurdo que é a existência dos Jogos, que serve de entretenimento para os habitantes da Capital.

É um livro aterrorizante, que me deixou sem fôlego. Com situações extremas que mexem com o leitor, onde os personagens são obrigados a matar para sobreviver; e no caso de Katniss, ainda proteger Peeta, que além de seu aliado, gera dentro dela sentimentos inconclusivos.

Peeta e Katniss são uma dupla e tanto, juntos acabam ganhando os corações dos habitantes da Capital, pela possibilidade de serem um casal. O final do livro só reforça isso e saber que tudo pode dar errado é agonizante. 

É um livro rico em detalhes e com uma sutileza incrível, considerando que jovens estão indo para a morte televisionada para todo o país. Os Jogos Vorazes são uma forma de lembrar constantemente aos cidadãos, que toda ação tem uma reação. E o recado mais importante, dirigido para Katniss, o Governo não está feliz com o resultado que obteve.

Postagens mais visitadas deste blog

[RESENHA] The Love Hypothesis de Ali Hazelwood