Resenha: Em Chamas, Suzanne Collins




A 75° edição dos Jogos será a terceira do Massacre Quaternário, que ocorre a cada 25 anos; com regras mais duras e desafios mais tensos.

Katniss quer realizar a Turnê da Vitória e depois viver em paz com sua família, mas os planos para ela são bem diferentes. Durante os Jogos Vorazes, Katniss não imaginava que suas atitudes haviam repercutido entre os distritos, a ponto de levantar boatos sobre uma rebelião.

De início vemos que Katniss e Peeta estão distantes. Apesar de também estar distante de Gale, algumas coisas ainda acontecem entre eles. Quando menos espera, Katniss recebe a visita do Presidente Snow.

Ela acreditava que ninguém desconfia dos momentos que teve com Gale - quando estavam tentando entender os sentimentos confusos que sentiam, - mas o Presidente já estava de olho em tudo. E a ameaça de Snow gira em torno dessa situação, uma ameaça discreta dizendo que espreita a todo momento, mostrando que tem controle de tudo.

Toda Panem foi comovida pelo romance entre Peeta e Katniss na arena e o Presidente comenta sobre a indiferença entre os dois após os Jogos. Pelo bem de todos que ela gosta, Snow diz que ela precisa convencê-lo desse amor que sente por Peeta e que o que aconteceu ao fim dos Jogos não foi um desafio à Capital, para também acalmar os distritos.

Durante a Turnê no distrito 11, por conta de uma fala de Katniss sobre Rue, a plateia reproduz o antigo sinal do distrito 12 que ela própria fez se despedir da menina. Como forma de pacificar as pessoas - da pior forma possível - tiros são disparados e então o caos começa de fato.

Estamos no meio da história, onde as coisas deixam de ser sutis, as pessoas não se escondem e mortes acontecem por qualquer demonstração em apoio a rebelião. Katniss não entende a gravidade disso tudo até o grande final. A única coisa que deseja é proteger Peeta, mas ela sabe que não pode fazer isso sozinha, por isso tem aliados como Finnick e Johanna.

Assim conhecemos mais sobre o mundo, sobre os personagens, recebemos mais informações; tudo isso tornou o livro grandioso, com reviravoltas excitantes e cenas de tirar o fôlego, nos deixando mais ansiosos para o livro final.

Postagens mais visitadas deste blog

[RESENHA] The Love Hypothesis de Ali Hazelwood